Parceria entre Centerminas e UNA transforma lixo orgânico em fertilizante natural através da compostagem
O Power Shopping Centerminas, localizado no bairro União, na região Nordeste de Belo Horizonte, firmou uma parceria com alunos do Campus da UNA, situada no empreendimento, para transformar lixo orgânico em fertilizante natural. O processo é feito por meio da compostagem, uma técnica de fabricação de adubo orgânico, ecologicamente correta e totalmente econômica, que garante mais qualidade ao solo, a redução do uso de fertilizantes químicos e a diminuição do lixo depositado em aterros sanitários.
Para execução desta empreitada, o Centerminas disponibilizou um contêiner para depósito dos resíduos orgânicos (restos de frutas e verduras) do sacolão do Supermercados BH, também situado no shopping. Em seguida, os alunos recolhem esse lixo orgânico e o levam até uma composteira, que fica localizada nos laboratórios do Campus da UNA, onde é realizado todo o processo. O adubo gerado deste trabalho é aplicado em parte do jardim do shopping e também é doado para projetos sociais.
“Esta parceria se tornou não só uma iniciativa para reduzir os impactos ambientais, mas também agregar às ações de responsabilidade social do Centerminas, fazendo, assim, uma ampliação da nossa atuação nas práticas do ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), do português Ambiental, Social e Governança”, destaca Felipe Bacelar, sócio-diretor da GSA Ativos, administradora do shopping.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) foram produzidos pelos brasileiros em 2022. No Brasil, os resíduos orgânicos são cerca de 50% de todo o resíduo sólido gerado. Apenas 1% do lixo orgânico é reaproveitado.
Quando estes resíduos são degradados sem a presença de oxigênio e misturados com outros resíduos e rejeitos, são liberados gases do efeito estufa, como o gás metano. Contudo, boa parte das emissões de gás metano são reduzidas quando os resíduos orgânicos são compostados, em vez de serem encaminhados para o aterro sanitário ou lixão. Isso reforça a importância da compostagem como uma importante ferramenta de combate às mudanças climáticas.